quarta-feira, 11 de abril de 2018

Diferenças entre a quimioterapia vermelha e branca

Revelaremos os Mitos e Verdades sobre a quimioterapia vermelha e branca… 

Quando recebi o meu pacote de tratamento pós mastectomia, ainda na Alemanha, sabia que teria que fazer 16 ciclos de quimioterapia, sendo 4 ciclos a cada 21 dias com duas drogas diferentes (AC) e 12 ciclos semanais com outro tipo de droga (T).
Chegando no Brasil, o meu oncologista manteve o mesmo protocolo. E ao observar o tratamento das minhas amigas do peito, vi que esses ciclos são bem comuns por aqui também.
Terminei os 4 primeiros da quimioterapia vermelha, como comumente chamamos, justamente pela cor, e hoje começo a quimioterapia branca.
Mas a pergunta que não quer calar é:

Qual a diferença entre a  quimioterapia vermelha e  branca?  


Fiz quatro ciclos da vermelha e hoje começo a quimioterapia branca. Mas afinal, Quais os efeitos colaterais da quimioterapia vermelha e branca?

Quimioterapia vermelha

No meu protocolo constou de doxorrubicina (Adriamicina), medicação intravenosa de cor vermelha e ciclofosfamida (cytoxan), essa segunda é a responsável pelas indesejáveis náuseas.
Essas duas drogas combinadas são comumente administradas para o câncer de mama.
Não consegui fazer os ciclos com intervalo de 21 dias. Sempre que fazia o exame de sangue para saber se seria liberada ou não para a próxima quimio, tinha algum problema no meu sangue…
as plaquetas, neutrofilos, basófilos ou qualquer outra bagaça estava baixa.
Engraçado que eu sempre me sentia ótima! Mas quando recebia os resultados dos exames, percebia o quanto estava anêmica e/ou debilitada.
No começo ficava chateada e até mesmo frustrada com os resultados dos exames, pois estou me alimentando direitinho, tudo orgânico, balanceado, com acompanhamento da nutricionista…
Até que um dia o meu médico percebendo o quanto fiquei arrasada por ter que adiar a quimioterapia por mais uma semana, me explicou que 21 dias é o mínimo que o corpo precisa para se recuperar do baque da quimio.  E  cada organismo tem o seu processo de reabilitação e o seu tempo.
E que pelo menos eu não estava passando mal, estava tendo mais qualidade de vida que muitas outras pacientes dele. Então relaxei, fazer o que se o meu corpo é mais lentinho, não é?
O fato é que os meus ciclos de quimioterapia vermelha foram de 28 em 28 dias. O que atrasou o tratamento em um mês. Parece pouco, mas só quem está no processo sabe o quanto cada dia faz diferença! Mas o importante é seguir adiante!

Quimioterapia branca

Agora, vou iniciar  um novo ciclo: Taxol é  uma droga usada para tratar uma variedade de canceres: pulmão, ovário, mama, cabeça, pescoço, bexiga, próstata e câncer de esôfago, juntamente com Sarcoma de Kaposi.
COMO SE USA:
Na sua forma pura, Taxol é um pó branco. Para a quimioterapia, a droga é fornecida sob a forma de um líquido que deve ser injetada ou infundida em pacientes.
TEMPO DE INFUSÃO:
3 horas. Muitos pacientes também têm reações alérgicas, por isso é comum de prescrever medicamentos para evitar isso quando Taxol é administrada. Os famosos corticoides!  No meu caso tomo esses anti-alérgicos antes do taxol. É o que eles chamam de pré-quimioterapia
Pesquisei um pouco dos efeitos colaterais da quimio branca, mas são tantos, que não vou nem listar… Tenho aprendido que essas coisas são iguais  bula de remédio: melhor não ler!
Até porque os efeitos colaterais da quimioterapia são tão pessoais, tem gente que passa tão mal, tem gente que leva na boa…
Dizer que é bom, claro que não é! Mas acho que consegui administrar bem os efeitos da quimioterapia vermelha.
A primeira vez é sempre um baque para o organismo, acho que nosso corpo não está acostumado com a droga e o medo também influencia bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário