sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Lugo reage bem a tratamento quimioterápico, diz Presidência da República paraguaia

O médico pessoal do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, passou a acompanhá-lo nos últimos dias. Em comunicado, a Presidência da República paraguaia negou que Lugo apresente reações ou mal-estar em consequência do tratamento quimioterápido que faz para a cura de um linfoma. A informação é que ele mantém as atividades e o mesmo ritmo de trabalho de antes do diagnóstico de câncer.

De acordo com o comunicado, a presença do médico Nestor Martinez é apenas uma rotina. A Presidência da República informou ainda que Lugo apresenta “boa saúde” e que não houve sinais de incômodos ou reações causados pelo tratamento médico.

No último dia 4, Lugo fez uma cirurgia de emergência para a retirada de um gânglio na virilha. O diagnóstico foi de malignidade. Em seguida, houve uma nova informação que o presidente estava com um linfoma. Imediatamente, ele viajou para São Paulo, onde fez mais exames e se submeteu à primeira de uma série de sessões de quimioterapia, no Hospital Sírio-Libanês.

Lugo tenta manter o mesmo ritmo de atividades, sem alterar agendas nem suspender eventos públicos. Ainda hoje, o presidente paraguaio promete divulgar, em cadeia de rádio e televisão, um balanço do período em que está no governo. A iniciativa ocorre no momento em que o Ministério da Defesa denunciou a existência de um plano, atribuído a adversários políticos, para desestabilizar o governo Lugo.